
Os judocas Lorraine dos Santos Batista e Guilherme Luis de Souza Silva, da categoria até 40kg, conquistaram medalhas de prata, na tarde deste sábado, nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza.
Veterana na competição, Lorraine, da Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel, de Campo Grande, alcançou seu segundo pódio. Com técnica e força, ela foi derrotando cada uma das adversárias até a disputa do título contra a judoca de São Paulo. A atleta de Mato Grosso do Sul dominou a luta, atacando bastante e neutralizando os golpes da paulista. Apesar de ter derrubado a adversárias várias vezes, não conseguiu marcar pontos e acabou perdendo a luta no golden score.
“Foi por pouco. Todo mundo me deu parabéns pela luta. Muita gente me disse que eu fui melhor e merecia ter vencido”, disse Lorraine. O técnico concorda. “Ela lutou muito bem, atacou bastante. Tinha tudo para ganhar, foi num detalhe”, avaliou Marcelo Matos.
A final masculina foi mais polêmica. Guilherme projetou o adversário, pontuando com um yuko, mas em seguida o árbitro voltou atrás na marcação. A decisão, aliada a uma punição dada ao judoca sul-mato-grossense, passou a medalha de ouro para as mãos do atleta do Rio de Janeiro. O garoto que é de Água Clara estuda na Escola Municipal Marcia Fioratti Javares, estreou nos jogos este ano e garantiu sua primeira medalha.
Com o resultado, o judô de Mato Grosso do Sul encerra sua participação na competição individual com cinco medalhas: uma de ouro e quatro de prata. Neste domingo, a disputa é por equipes.