Reunir os técnicos dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul para troca de experiências e estimular e orientar o planejamento dos treinos são objetivos da Fundesporte com o Programa Genoma. Terça, quatro de agosto, foi dia de clínica sobre Planejamento e Sistematização de Treinamento Esportivo para Equipes Escolares de 12 a 14 anos, no auditório do Centro de Atendimento ao Turista de Jardim. A palestra foi ministrada pelo doutor Jeeser Almeida. Ele orientou os professores e destacou a importância de se sistematizar e planejar treinamentos para atingir bons resultados.
A clínica é apenas uma das vertentes do programa que ainda inclui avaliação profissional dos atletas para que os técnicos tenham ferramentas para aumentar o rendimento e, consequentemente atingir melhores resultados nos campeonatos nacionais. É o que espera o gerente-geral de desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer da Fundesporte, Paulo Ricardo Nunes. “Temos certeza que desta forma conseguiremos melhorar nosso desempenho nas Olimpíadas Escolares que este ano acontecem em Fortaleza”, disse.
Os professores aprovaram a iniciativa. Thomaz Aquino, técnico de vôlei de Jardim, agradeceu a oportunidade e disse que irá colocar em prática parte dos ensinamentos. Adilson Machado, do vôlei de Chapadão do Sul, ressaltou a importância da troca de experiências. E Hugo Costa, técnico de basquete de Ponta Porã acredita que com a sistematização, os resultados, nas competições, serão ainda melhores.
Os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul são uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundesporte, em parceria com a prefeitura municipal de Jardim. Os vencedores ganham o direito de representar MS nas Olimpíadas Escolares.